-
Arquitetos: DnA
- Área: 1000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ziling Wang, Xiandu Scenic Area
Pedreira No. 9: Espaço de Palco. A pedreira No. 9 é dividida como se uma faca houvesse cortado. Após uma entrada estreita, o espaço é ampliado em um pátio retangular que afunila conforme sobe, como um telhado muito alto com uma fenda estreita que deixa a luz natural entrar. Esta pedreira é um exemplo típico de um modelo de mineração de cima para baixo. Mas, neste caso também é visível que a parte inferior foi aberta com uma escavação mecânica, pois difere em forma das partes escavadas à mão acima dela. A parte inferior tem uma parede estrutural vertical devido ao uso de máquinas, enquanto a forma cônica acima é o resultado de um trabalho manual. O espaço tipo catedral, cuja parte posterior é parcialmente coberta, tem excelente acústica, embora sua forma tenha sido criada por acaso durante a extração das pedras. Após vários testes, as qualidades acústicas foram aprimoradas por meio do piso, painéis nos trilhos laterais e medidas de absorção acústica para garantir o uso versátil.
As condições existentes assim como a otimização técnica, tornaram este local adequado para palestras, apresentações ou para a encenação da ópera tradicional de Wuju, comum apenas nesta região, atraindo tanto o público local como visitantes. A iluminação artificial inteligente cria uma atmosfera festiva que enfatiza as qualidades espaciais e coloca em foco as superfícies maciças e fissuras das paredes. Quando chove, a água se acumula na superfície interna ligeiramente inferior e espelha o entorno. Pequenas ondulações são refletidas nas paredes do espaço, dependendo da incidência de luz. O som da água pingando pode ser ouvido como uma experiência acústica adicional.
Pedreira No. 10: Performance ao vivo. A pedreira, à qual foi atribuído o número 10, está localizada no lado oeste da estrada de acesso e é o ponto de partida de um caminho para os outros locais. A pedreira está localizada em uma área arborizada com formato retangular aberto para o céu, configurado a partir da extração de blocos de pedra. No início da tarde, o espaço fechado em três faces é banhado pela luz solar. Em uma apresentação ao vivo, os pedreiros locais demonstram aos visitantes o trabalho que moldou a região por tanto tempo, mas agora desapareceu.
A vegetação havia crescido até as bordas superiores da pedreira. De modo a proteger o interior contra a queda de materiais, a vegetação foi removida e a borda protegida, assim como em todos os outros locais. No caminho de acesso, uma rampa leva a uma plataforma quase três metros mais alta, da qual uma arquibancada circular se estende até a pedreira. Dela, os visitantes podem assistir ao espetáculo ou desfrutar da vista da paisagem. Abaixo há uma pequena sala para as ferramentas dos trabalhadores. A arquibancada é finalizada com pedras locais e dividida por uma escadaria central até a plataforma. O caminho leva desta pedreira até a Pedreira n.º 9, que se situa a 80 metros a norte.